HISTÓRICO

A organização assenta nos conhecimentos adquiridos ao longo de mais de 34 anos pelo seu sócio fundador (Helder Costa Gonçalves) em diversas áreas designadamente mecânica, electricidade e electrónica.

No âmbito dos equipamentos esterilizadores, a sua experiência profissional iniciou-se há mais de 33 anos num dos mais relevantes fabricantes portugueses do segmento, onde participou no desenvolvimento e construção das máquinas propriamente ditas. Teve também a oportunidade de levar a cabo vários estudos que vieram a ser introduzidos em alguns modelos.Durante o tempo em que colaborou com o fabricante, especializou-se na marca do mesmo.

Mais tarde o seu percurso passou pela empresa SUCH onde pôde contactar com diversas marcas e modelos de esterilizadores, tendo igualmente participado no desenvolvimento e concepção de automação para aplicação em sistemas de esterilização.

Foi também pioneiro no desenvolvimento de ciclos de esterilização pelo formol em Portugal.

Em 1992 decidiu mudar-se de Lisboa para Boticas, uma tranquila vila no norte de Portugal, e iniciou a sua própria empresa que em 1997 se transformou na sociedade Hélder Gonçalves - Assistência Técnica de Equipamentos, Lda.

Ainda como Hélder Gonçalves Lda., a empresa cooperou e estabeleceu parcerias com várias instituições, das quais diversos hospitais nacionais são exemplo, na busca da optimização dos ciclos mais adequados às necessidades dos emergentes processos de esterilização, tendo implantados sistemas integrais de esterilização.

Projectos de maior envergadura têm também estado na estratégia da organização nomeadamente ao nível da esterilização pelo vapor puro na indústria, tendo sido dados os primeiros passos nesta área.

A organização obteve a certificação do seu SGQ pela ISO 9001 em Setembro de 2005, tendo sido em Fevereiro de 2007 o âmbito de certificação alargado à Concepção e Desenvolvimento de equipamentos de esterilização e desinfecção.

Em Fevereiro de 2008 a Helder Gonçalves,Lda. obteve a marcação CE pela SGS para os Esterilizadores de Baixa Temperatura a Peróxido de Hidrogénio que desenvolvia e fabricava, e a certificação do SGQ pela ISO 13485.

Como parte da sua estratégia, em Agosto de 2009, a organização instalou os seus escritórios e fábrica num novo edifício, no Parque Empresarial do Padrão, em Boticas.

Em Janeiro de 2012 ocorre uma grande mudança e Helder Gonçalves constitui a Sterifast – Sterilization&DisinfectionSystems, Lda. que por meio de um trespasse da HG Lda. assumiu todas as actividades relacionadas com a investigação e desenvolvimento nas áreas de esterilização e desinfecção hospitalar e industrial. A empresa tem a sua sede social localizada também na freguesia de Boticas, concelho de Boticas, distrito de Vila Real.

Tanto os equipamentos como os processos de esterilizaçãodesenvolvidos pela Sterifast encontram-se patenteados (PCT/PT2007/000029 com publicação internacional WO2009008755A1) ou em processo de patente.

A Sterifast Lda. é também o único fabricante de Resistómetros para indicadores biológicos de H2O2 .

Em Novembrode 2013 apresentámos os novos esterilizadores ECOPlasma e OZOPlasma, ambos com uma nova tecnologia que permite o uso de agente esterilizante com concentrações mais baixas de peróxido de hidrogénio.

Como Expedidor Conhecido de carga aérea (PT/KC/00006-01/0813) a Sterifast Lda. consegue enviar produtos (incluindo agente esterilizante) mais rapidamente.

A estratégia da empresa envolve também a expansão para novas áreas de mercado, o desenvolvimento e comercialização de indicadores de esterilização e desinfecção com marca própria - APPROVED®, o desenvolvimento e fabrico de Resistómetros para indicadores de esterilização e desinfecção, bem como o desenvolvimento de novos processos de esterilização dedicados a dispositivos médicos específicos, e o desenvolvimento de sistemas de desinfecção ambiental.